quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobre Ateísmo & Teísmo



Elementar, questão realmente simples e natural, opiniões existem aos montes, não significa que uma seja melhor, mas sim que cada um possui capacidade de raciocínio e tem o poder da escolha:

Vocês escolheram acreditar, e eu, por exemplo, não, a questão essencial aqui, acredito eu, não é, ou pelo menos não deveria ser no que você neste momento tem como crença, mas como você chegou a crer no que crê ou não crê.

Você não nasce ateu, é com o passar do tempo e de muito tempo pensando sobre, que alguém DECIDE que será ateu, pelo contrário a religião já vem desde a infância, ainda quando o ser não tem capacidade de escolha e de se comunicar, o maior equívoco, e isto fica claro para qualquer ateu que se auto-denomina sem medo para a sociedade, é o fato de outras pessoas com opiniões diferentes ficarem querendo a todo e qualquer custo impor aquilo que elas acreditam ser a verdade absoluta, assim como se fazia a milhares de anos, e não é assim que funciona, assim como eu não tenho o direito de ficar cuspindo na cara de outrem por terem uma opinião diferente da minha, mas claro que eu posso quando surgir a oportunidade, demonstrar meu ponto de vista e expor minhas idéias.

E este, o maior equívoco, é o que causa a irritação e em conseqüência as discussões intermináveis e alterações de voz, perda do foco e apelação para todo tipo de palavra e termo ofensivo, e por fim, não se busca mais encontrar um bom argumento para defender-se uma tese, mas palavras que façam com que o interlocutor se sinta menos preparado para o dialogo e derrotado se retire sem mais tentativas.

Então meus caros, deixem claro primeiramente qual o objetivo do dialogo sobre Teísmo e Ateísmo, pois até agora eu pouco vi de pessoas defendendo uma ideia, mas simplesmente atacando outras sem objetivo aparente.

E se querem mesmo demonstrar um estudo sobre a bíblia, por exemplo, que seja um estudo com base científica, ou seja, imparcial, não, não estou começando a defender a ciência, estou só dizendo que se deve ter uma metodologia de estudo rigorosa, seleta e IMPARCIAL, o que eu quero dizer com isso, é:

Einstein não tinha uma teoria pronta, a teoria foi formulada em cima de estudos que duraram anos, observações, experimentos, cálculos, claro que ele acreditava que o caminho que seguia era o correto, mas a teoria só foi exposta depois de muito tempo e depois de muito estudo, e se ele tivesse encontrado algo que demonstrasse, provasse que ele estava errado, ele teria dito, está errado, e porque?

Porque ele era um estudioso, e é isso que um estudioso deve buscar, ser imparcial, claro que o instinto é seguirmos o que acreditamos, mas devemos pelo menos tentar não se auto-impor ou impor aos outros o que se acredita ou desacredita, a lei de ouro aqui deve ser:

Não tentar provar que se está mais certo que o outro.

A busca não deve ser demonstrar quem tem ‘’mais razão’’, mas pela razão buscar uma solução, um ponto em que se possa fixar-se, obviamente o que tiver mais argumentos concretos e a base mais sólida, o que tiver o maior número de incertezas deve ser desclassificado, ou pelo menos deve ter menos valor, porém é claro que se mesmo que tardiamente alguém encontrar as respostas que preencham as lacunas deixadas por determinado assunto, ele deve ser novamente trazido à tona e para a lista de estudos, deve buscar-se na verdade, sempre melhorar o que já se tem como bom, pois várias teorias que foram em outros tempos tidas como verdades absolutas tiveram de ficar somente na história por não serem de fato verdadeiras, e outras tomaram o lugar delas, com o tempo percebemos que sempre teremos mais a aprender, e isso é o importante, estar disposto a tentar sempre aprender, melhorar, aprimorar... Tudo a seu tempo.
Aprender, ensinar, aprender.



Aquilo que se faz por amor está acima do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário