sábado, 21 de julho de 2012

Liberum Arbitrium



Você já olhou para seu prato de comida e pensou em quantas pessoas estão envolvidas nesse simples lanche?
Pois por mais ridículo que pareça eu pensei isso certa noite da ultima semana e vi todo o mundo que gira pra você poder estar na sala com a TV ligada jantando.

Pra começar é muita gente em função pra um canal estar passando algum programa, e mais gente ainda pra TV estar ali funcionando, mas passando pro lanche...

 Alguém planta, alguém sustenta a família que planta comprando o que ela plantou, alguém veste essas famílias, e quem veste também precisa comer, comprar e vender, precisam de água, energia, já envolvemos muitas outras famílias com filhos, sonhos, problemas, alegrias, escolas e professores, tudo girando ao mesmo tempo, quando você dorme alguém levanta, caso alguém dessas famílias passar mal ou ficar doente eles precisarão de atendimento médico que precisa estar sempre pronto pra agir, e esses precisam comer, vestir, e todos ainda precisam de moradia, afinal quem vai querer ficar no relento quando estiver caindo granizo por exemplo? Já envolvemos os fabricantes de tijolos, tintas, cimento enfim...

Todos nós estamos comprando e vendendo a todo o momento, como dizem:

 O dinheiro nunca dorme.

E se eu sou contra o capitalismo? 

Não eu não sou, eu estaria sendo hipócrita se afirmasse tal coisa, eu só acho ridículo o fato de políticos se submeterem a corrupção por mais capital, sou contra existir pessoas morrendo de fome enquanto outras morrem por comer demais e enquanto eu puder fazer algo, nem que seja só falar, farei e falarei porque é realmente ridículo você viver como se fosse o centro do mundo e estivesse isento a tudo que acontece, se a economia na Europa está ruim vai afetar a nossa, importamos e exportamos, compramos e vendemos, e assim sucessivamente somos todos partes do mesmo sistema, e o que nós podemos fazer?

Acordar pra vida seria bom, querer ver a realidade deixando de lado o orgulho seria muito bom pra variar, e pra os desatualizados que dizem que revolução na internet não muda nada eu sinto lhes informar que se queremos colocamos o mundo a baixo pela internet, inclusive o seu, afinal o mundo está online e conectado, e se ele está online nós podemos entrar, podemos conectar pessoas de todos os cantos do mundo por algo muito maior, informações mais rápidas que a própria luz, nós sabemos, nós vemos, nós fazemos.

Nosso sistema de vida necessita que todas as partes estejam operando para funcionar em seu todo, até o café que eu estou tomando agora gira todo um mundo de ações, famílias, sonhos e relações, uma das grandes diferenças que nós podemos fazer nós já estamos fazendo, crescer culturalmente e intelectualmente, valorizar a ética, moral, princípios e valores, ver a realidade escancarada que nos diz que o mundo não é bom nem de longe, segundo os pregadores da morte isso é um sinal do apocalipse, mas eles que vão arranjar o que fazer.

Se nós queremos diferença no mundo ou na sociedade nós temos que ser e fazer a diferença, e em tudo, em seus pensamentos em sua família, na rua, na escola, parar de falar que tudo que é bom ou ruim é assim porque Deus quis assim, precisamos de argumentos um pouco mais convincentes que este, não podemos ficar esperando por um salvador ou algum tipo de herói, temos que ser o melhor que podemos ser e espalhar esse melhor por todo canto do planeta, e eu não estou falando de bom e ruim em sua forma bíblica ou humana mas muito além disso, falo de justiça e equilíbrio, se um homem rouba o dinheiro de um outro que passou meses em função na terra, na lida pra conseguir esse dinheiro o que ele merece?

Chega de impunidade, chega de pensamento medíocre e egoísta, todos nós temos problemas, dores e aflições, o que não podemos é ficar espalhando tudo isso e guardar o amor na gaveta das contas pagas, aquela que se tudo der certo você nunca vai precisar abrir.

Se queremos que as coisas mudem...Temos que mudar em tudo, ninguém fará a diferença se nós não fizermos...

Eu não quero um herói, eu não quero um salvador, eu quero lutar pela minha vida enquanto eu tiver forças, eu quero eu mesmo lutar por algo que valha a pena, eu não vou sentar e pedir que alguém lá não sei de onde venha e traga do céu meus sonhos e aspirações, tenho o livre arbítrio, eu tenho a chance de escolher...

E eu escolho ser o melhor que eu posso ser pra mim e pras pessoas que me cercam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário