quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Essa é a nossa vida, nossa batalha. Nossa escolha.



Qualquer pai e mãe nota seus traços em seus filhos, tanto fisicamente quando na personalidade, motivo pelo qual pais tanto se orgulham de suas crias, e isso seria suficiente para eles entenderem de que influenciam diretamente seus filhos, deveria ser. E que o modo como esses vêem seu mundo e agem nele também diz respeito a como os pais educam, ensinam sem querer ensinar, servem de exemplo, os mais jovens imitam os mais velhos, não em tudo é claro, mas a base da mente vem de casa.

Sabendo disso, como podemos apontar falhas na educação, simplesmente indicando ‘’um problema’’?

Já faz tempo que algumas poucas pessoas se deram conta de que o problema é muito mais complexo, seres pensantes não podem se dar ao luxo de acusar de forma impensada, e isso serve para qualquer pessoa, independente da sua posição social ou econômica.

A cultura do Brasil é rica, rica em que, aonde?
A cultura assim como a educação esta intimamente ligada a como as pessoas são e agem, porque agem e quais os resultados de suas ações, o mundo não é e não pode ser resumido a dinheiro ou a algum sistema econômico, tão pouco resumir-se a partes da sociedade em particular, mas sim resumir-se a tudo, e esse tudo funcionando junto. É um conjunto de vários sistemas funcionando de forma simétrica e constante, um completando o outro, cada ação resulta em uma reação que por fim resulta em outras ações, e esse ciclo permanece e permanecera, sentimos o resultado de decisões tomadas a milhares de km de nós e vice-versa.

E que cultura nos temos criado, valorizado eu me pergunto...

Que decisões nós temos tomado, como agimos... E por quê?

O mundo como o conhecemos, fisicamente é o que é, e independe de nossa vontade, mas também é dependente de outros fatores, os quais não são o ponto central de minha análise, porém o mundo como conhecemos na parte do meio social e da vida humana e como essa se mantém foi construído por nós, seres humanos, cada pedaço, firmado e mantido por nós, por nossos ideais, falsos ou não, nossa moral, ética por interesses ou não, nossos desejos e vontades, nós sendo controlados por eles ou não, ou seja, nossas ações, e nossas ações por si são reflexo daquilo que temos em nossa mente, sentimos, pensamos, raciocinamos ou não, agimos.

Nós somos os filhos, seremos pais... 

E que mundo os pais deram aos seus filhos? Que mundo nós daremos aos nossos?

A educação de um ser é construída, todo ser nasce inteligente, porém essa é como um diamante que deve ser desenterrado, limpado e lapidado.

O fato de um jovem tornar-se mais ou menos capaz intelectualmente falando, depende muito, ou totalmente do meio no qual ele está inserido, e essa é a questão, em um momento em que estão acusando tanto a educação, com razão é claro; os professores reclamam do governo, o governo dos professores, as famílias reclamam da escola, a escola culpa os alunos e os alunos culpam os professores e assim todos ficam nesse jogo de ver com quem fica a culpa(culpa?), jogo infinito em que ninguém toma partida ou é capaz de ver o óbvio:

A educação depende totalmente de todos, família, sociedade, escola, governo, depende do meio, do mundo, e que mundo que nós temos construído, mantido, alimentado? E eu falo de todos nós.

Quando você vê milhões de votos em um programa de TV ridículo, e algumas centenas de votos para algo que vá trazer melhoras socialmente você fica um tanto quanto intrigado quanto ao nível de inteligência da sociedade. E essa é teimosa, gritam aos quatro cantos do mundo sobre quem é a culpa de as coisas estarem ruins, sobre a razão dos políticos serem todos corruptos, mas jamais, jamais! Tentam melhorar a si próprios, e o pior, assim não melhoram o meio no qual vivem.

E a educação...?

Pra começar sugiro que eduquemos a todos, os jovens precisam de bons exemplos e não de modelos que atingem a fama por terem a bunda desproporcionalmente grande e a mente limitada e atrasada. Pessoas que nunca atingem o auge mental ou profissional por esforço, por dedicação, mas são consideradas e valorizadas por seus rebolados e suas polêmicas sem explicação ou razão.

Vemos um atleta que tem pouco, ou nenhum peso no mundo com o intelecto de um abacaxi ganhando milhões, e um acadêmico que lutou para se formar e agora espalha e causa melhorias em várias áreas por seu esforço físico e MENTAL e seu vasto CONHECIMENTO ganhando um salário, como você quer convencer alguém a estudar com essa realidade?

Você só pode estar de brincadeira comigo, o mesmo canal de TV que está fazendo tanto pela educação é o mesmo que vive e se mantêm por futilidades, superficialidades e programas de pouco ou nenhum impacto na vida ou na história de nossa nação, das pessoas.
Querem falar de educação vamos falar de educação então, onde está a de vocês?

Mas eu não os culpo, não sou de ficar jogando culpa(culpa?) pros outros, porém nosso mundo já está tão cheio de hipocrisia... Porque mais?

Claro que a TV só passa o que as pessoas querem ver, mas quem sabe o que as pessoas querem ver? 
Ah! O ibope sabe! 
Bom, quando as escolhas estão entre ruim e pior ainda as pessoas acabam optando por qualquer um.

Mas voltemos ao assunto...

Educação...

Devemos atacar o mundo com conhecimento e inteligência, transformá-lo, reeditá-lo, reprogramá-lo, turbinar e impregnar o programa com vírus feitos de idéias revolucionárias e que instiguem, influenciem todos a buscarem a evolução, ninguém o fará se nós não fizermos, podem falar de educação, colocar uma estampa em uma camisa, criar logotipos, mas a verdadeira revolução e diferença é feita no interior de cada mente.

Mude suas idéias mude seus pensamentos, logo você estará agindo de forma diferente, mude o modo como você vê o mundo e ele mudará o modo como olha pra você, esteja pronto para lutar por algo que dure, que valha a pena, algo real, universal, esqueça o irreal o superficial, nós não precisamos de mais mentiras, já estamos saturados delas, a vontade de lutar e guerrear pela evolução já está aqui, agora desperte, levante-se e corra para a luta, essa é a nossa vida, nossa chance, podemos viver por algo totalmente inútil, fútil e irreal ou podemos viver por algo real, lutar por nossos irmãos, pela evolução.

É hora de nós destruirmos essa base de mentiras...
Cabe a nós quebrar a ignorância em trilhões de pedaços...
Cabe a nós reescrever a história. Essa é a nossa vida, nossa batalha ...

E agora... A questão é:

Você está pronto pra lutar?








Nenhum comentário:

Postar um comentário